[Resenha] Caraval


CARAVAL - Caraval #1
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 400
Skoob


SinopseScarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada



Scarlett e Donatella cresceram ouvindo da avó as histórias sobre o Caraval, sob o comando do misterioso Mestre Lenda. O evento acontece a cada ano e é uma espécie de jogo, uma caça ao tesouro para as pessoas participarem ou apenas assistirem, sendo que o vencedor terá direito a um prêmio, que muda a cada ano.

O jogo é repleto de magia, mas todos devem tomar cuidado porque realidade e fantasia podem acabar se misturando, o que torna o Caraval um tanto perigoso.



Com o desaparecimento de sua mãe e as crueldades infligidas por seu pai, desde menina Scarlett sonha em participar do Caraval e quem sabe assim, trazer um pouco de alegria a sua irmã mais nova.

Por sete anos ela escreveu cartas para Lenda, as quais nunca foram respondidas, até que ela desistiu. Porém, às vésperas de seu casamento, ela recebe um inusitado convite do Mestre, para que ela e a irmã participem do Caraval. O vencedor do ano teria direito a um desejo.

"Os portões fecham à meia-noite. Qualquer pessoa que chegue depois disso não será capaz de participar do jogo, nem de conquistar o prêmio deste ano, que é de um desejo."


Mesmo esse sendo seu grande sonho por anosScarlett sente medo da reação do pai, caso elas participem do evento, que poderia ser a pior possível. Mas, Donatella não compartilha da mesma opinião da irmã e com a ajuda de um marinheiro, Julian, ela decide sequestrar Scarlett e irem rumo ao Caraval.



Caraval é o livro de estreia de Stephanie Garber e é o primeiro de uma duologia, que já está com os direitos de adaptação comprados pela Century Fox

Posso dizer que o que não falta à história é muita magia e fantasia. Narrado em terceira pessoa por Scarlett, acompanhamos todos seus passos pela grande aventura que é o Caraval.

"Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam."

A escrita da autora é simples e cativante e a leitura flui, só ressalto algumas partes em que, talvez por uma certa inconstância no ritmo, ficaram um pouco arrastada. Mas é bem pouco, no geral o livro é de muita ação e aventura.

Como a história possui muitos mistérios e informações, acaba exigindo uma maior atenção do leitor para entender as pistas e, um conselho que dou: não acredite em nada ou em ninguém dentro do Caraval. Tudo pode ser ou não ser.

"Mas tenha em mente que as pistas não são as únicas coisas de que você precisa para vencer. Este jogo é como se fosse uma pessoa. Se você quiser mesmo jogar bem, precisará conhecer a sua história."

Os personagens também são um mistério como tudo no Caraval. A atmosfera criada pela autora é incrível, uma mistura de magia e ao mesmo tempo uma tensão, o que agrada muito o leitor. E temos também romance!

Mestre Lenda, apesar de ser o grande nome da história, é uma incógnita e esse ponto também gera fascínio. Ninguém ou quase ninguém realmente o conhece, ele pode ser qualquer um. 


Enfim, Caraval foi uma leitura bastante prazerosa para mim e eu não vejo a hora de lançar o próximo livro. A única reclamação é que achei que algumas partes poderiam ser mais desenvolvidas pela autora, mas como ainda terá mais, vou aguardar.

O final não poderia ser melhor! Com gostinho de quero mais e um gancho enorme para o próximo.


"O que quer tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."
A edição dispensa maiores comentários, lindíssima! Aliás essa capa foi o que primeiro me chamou a atenção em Caraval. Excelente trabalho da editora!




7 comentários

  1. Já li inúmeras resenhas elogiando Caraval, o que só me deixa com mais e mais vontade de ler o livro! Vou esperar o lançamento do segundo volume, porém, porque não sei lidar com a curiosidade haha
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, tenho certeza que vai gostar!
      Verdade, o duro é ter que esperar hahaha

      Excluir
  2. Oii, estou muito interessada nesse livro desde que o descobri no Instagram, antes de vir para o Brasil. E com a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa e interessada. Parece ser uma história e tanto. Espero lê-la em breve.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Confesso que estou bastante curiosa para ler Caraval. A premissa me chama bastante atenção e os pontos que você ressaltou na resenha fizeram com que minha curiosidade aumentasse ainda mais.
    Espero ler em breve.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desde que vi o lançamento que estou morta de curiosidade para fazer a leitura! Sou apaixonada por fantasia e saber que Caraval é regado à magia me deixa ainda mais ansiosa.
    Desconhecia que a obra faz parte de uma duologia e estou bem intrigada para saber se as irmãs conseguirão ganhar essa disputa e, se sim, qual será o desejo delas.
    Essa capa é muito bonita e espero fazer a leitura em breve.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixonada por essa capa <3 Adoro uma boa fantasia e tudo indica que esse livro vai me conquistar, apesar dos comentários negativos que ouvi por aí. Espero que a continuação seja lançada logo, pois ninguém merece ficar esperando né, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!