[Resenha] Tudo e Todas as Coisas


TUDO E TODAS AS COISAS
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 304
Skoob


Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."




Madeline ou Maddy tem 18 anos e em seu mundo tudo é branco. Diagnosticada ainda bebê com uma doença extremamente rara, ela tem alergia ao mundo e qualquer contato, mínimo que seja, pode desencadear uma reação que pode levá-la a morte.

Sem nenhum contato com o mundo, apenas com sua mãe e sua enfermeira, Carla, Madeline constrói sua própria rotina. Apenas com seus livros, devidamente limpos e embalados para seu uso e aulas via Skype.



Madeline é cuidada por sua mãe, Pauline Whittier, que é médica. Ninguém pode entrar na casa, somente em casos extremos e a pessoa tem que se submeter a exames médicos e passar por uma descontaminação. Após a perda trágica de seu marido e filho mais velho, Pauline vive em função da filha.

Porém essa rotina sofre um abalo com a chegada dos novos vizinhos, sobretudo de Olly, o filho de uma família cheia de problemas e desajustada, com um pai violento. Maddy se vê cada vez mais fascinada pelo rapaz e ansiosa pelo outro lado, o de fora de sua casa.

"Quanto mais eu tento deixar o mundo do lado de fora, ele parece cada vez mais determinado a entrar."



Maddy passa a seguir a rotina dos vizinhos, fazer anotações e começa a trocar mensagens com Olly através da internet. Ela se envolve e anseia por ter Olly ao seu lado.

"Talvez não possamos prever tudo, mas podemos prever algumas coisas. Por exemplo, com toda certeza eu vou me apaixonar por Olly."

Apesar de não ter tido nenhum contato com o mundo. Maddy é muito inteligente e de uma personalidade incrível, ela não se deixa abater. Olly também é um personagem marcante, com todas as suas feridas, se entrega de corpo e alma a esse novo sentimento.

Carla vira confidente de Maddy e acaba permitindo a aproximação do jovem casal. Com tudo isso, Maddy começa a questionar. Como seria a vida do lado de fora? Até onde aguentaria sem entrar em colapso? Como se contentar com o pouco agora? Ela poderia viver seu amor?

"Eu me afasto primeiro dessa vez, mas só porque preciso de ar. Se pudesse, eu o beijaria durante todos os segundos de todos os dias de toda a minha vida."

Tudo e Todas as Coisas é o livro de estreia da autora, Nicola Yoon, e tenho que tirar o chapéu! Perfeito!

Narrado em primeira pessoa, possui uma escrita fantástica, muito bem construída, alternando texto corrido, com ilustrações, gráficos feitos pela personagem e conversas em chat, o que torna a leitura rápida, fluida, divertida e muito contagiante! Você simplesmente não consegue parar de ler!

No final tive algumas suspeitas, o que me deixou angustiada pelo desfecho. Confesso que fiquei revoltada, não sei qual seria minha reação.



A edição está linda e faz jus a história. A capa é maravilhosa, com diversos elementos da narrativa e ilustrações (feitas pelo marido da autora) interagem com o leitor. Através dessas ilustrações é passado todo sentimento que a trama carrega.

O marcador que acompanha o livro é muito fofo! A Editora arrasou!

Tudo e Todas as Coisas entrou para os meus favoritos com uma história que apesar de ter o ar de trágica é muito doce, me emocionou e me encantou e me fez refletir também.

Recomendo para os fãs de sick-lit! Esse é muito especial, vale conhecer e se encantar com a história de Maddy!


"Você é todas as coisas boas embrulhadas em outra coisa boa."


17 comentários

  1. Esse livro está sendo e foi muito falado quando lançou e agora que o filme vai ser lançado em um primeiro momento eu quis ler o livro. Mas com o passar dos dias minha vontade diminuiu. Mas gostei da resenha e quem sabe eu não peguei esse livro e de uma chance para ele

    ResponderExcluir
  2. Heey!Ainda não li esse, mas pretendo. Ouço muito sobre ele, coisas boas, e me sinto o unico sem ter lido haha. Parece ser uma história envolvente. E essa capa tbm é linda.
    Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,
      se tiver a oportunidade, dê chance a essa leitura.
      A capa é realmente muito linda e as ilustrações são um show a parte.

      Excluir
  3. Oi Akemi tudo bem? Eu só vi o filme e adorei, fiquei com vontade de ler o livro, achei a história mais leve do que eu imaginava <3 muito amorzinho com esses protagonistas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi,
      os personagens são muito cativantes.
      Estou doida pra assistir o filme.

      Excluir
  4. Oiee.
    Eu gostei bastante da resenha, mas não consigo sentir vontade de ler o livro. Acho que ainda não é pra mim e algum dia eu espero ler ele.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica
      Eu entendo, já me senti assim também com algumas leituras. Quem sabe uma hora vem a vontade. bjs

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Amo essa capa! Esse livro está sendo muito comentado por conta do filme né? Quero ler, mas to com muitas expectativas e medo de me decepcionar rs A hype ta grande demais. otima resenha!!!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim,
      Eu entendo. Quando a hype está grande demais dá medo mesmo, afinal gostos são relativos. Mas se tiver a oportunidade, dê essa chance.

      Excluir
  6. Já começo dizendo que esse marcador é peeerfeito haha, amei sua resenha e esse livro ta a um tempinho já na minha wishlist mas ainda não comprei/li e vendo td mundo falar tão bem aumenta mais ainda minha vontade de lê-lo !!
    Como tenho o costume de só ver o filme dps de ler o livro nem vou assistir por agora, mas se assisti faça um comentário do filme. Vou adorar saber, sem spoiler hahaha
    beeijos linda

    https://fuxicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      O marcador é lindo demais!! Nem acreditei quando eu vi.
      vou assistir o filme sim e depois comento. bjs

      Excluir
  7. Se tem um livro que me faria para as leituras nacionais, com certeza, seria esse! Sou louca nesse livro. Mas estou me seursndo pars comprar. Amei sua resenha, foi tao sincera. Parsbens!

    ResponderExcluir
  8. EU amo historia trágica. Então eu claro que vou gostar. Comprei acho que já tem um ano, mas ainda não li. Minha intenção é ler antes de ver o filme. E minha edição não veio esse marcador divo. #chateada

    ResponderExcluir
  9. Tô louca pra ler, adorei esse marcador!! Muito diferente!
    Sei que vou ficar assim balançada com a história tb :/

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê!
    Eu li esses livros esses dias e amei a escrita da autora. Achei a história bem diferente das que estou acostumada a ler e o final me surpreendeu muito. Gostei das ilustrações também e o que mais me chamou atenção é que a Maddy é como nós, do tipo que adora ler e ainda escreve resenhas no Tumblr, sendo que a dela tem spoilers kkk enfim, foi uma leitura maravilhosa! Estou louca para ver o filme!

    beijinhos!
    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que capa maravilhosa (sou apaixonada por capas)! E que resenha é essa!? Fiquei super interessada em ler o livro... Parece maravilhoso. Beijos.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!