[Resenha] A Fúria e a Aurora


A FÚRIA E A AURORA
Autora: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Ano: 2016
Páginas: 336
Skoob

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. 
Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. 
Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.



Simplesmente apaixonada por esse livro!!! 

Resolvi ler “A fúria e a Aurora” depois de ver várias resenhas super positivas, não resisti. Confesso que demorei um pouco para engrenar na história, pois estava saindo de uma ressaca literária, mas quando resolvi pegar firme na leitura, foi difícil de parar, a cada página eu suspirava mais e mais. 

“A Fúria e a Aurora” é um YA, que diferentemente de outros do mesmo gênero, possui uma narrativa lírica e profunda, inspirada no livro As mil e uma noites.


Sherazade (Shazi) só quer vingança pelo assassinato de sua melhor amiga e decide se voluntariar para próxima esposa do califa de Krorasan. Khalid, o califa, é conhecido por ser muito cruel e não ter o mínimo dos sentimentos. A cada noite ele toma uma esposa diferente, que são mortas ao amanhecer.


"Viverei para ver o pôr do sol de amanhã. Não se deixe enganar. Juro que viverei para ver tantos pores do sol quanto for necessário. E eu o matarei.  Com as minhas próprias mãos."


Para conseguir manter-se viva, Shazi tenta conquistar o menino-rei com suas histórias durante as noites, prometendo a continuidade para o dia seguinte. Ela quer encontrar o ponto fraco do rei e assim matá-lo e tenta a todo custo descobrir o motivo pelo qual Khalid mata suas esposas. 


Khalid é muito jovem, bem introspectivo e muito misterioso, considerado um monstro pelo povo, com Shazi, percebemos que talvez nem tudo seja o que parece e que por trás de tudo tenha algo mais e algo bem doloroso e trágico. 

Shazi é forte e destemida e luta muito contra seu coração para não se apaixonar e continuar com seu plano de vingança. O que é um tanto difícil, eu que o diga... Não tem como não se encantar por Khalid!!!! Sim, pelo suposto “monstro” Khalid


“Se você puder, dê a ele o amor que lhe permitirá ver por seus próprios olhos. Para uma alma perdida, esse tesouro vale seu peso em ouro. Vale seu peso em sonhos.”


Além de querer descobrir o que está por trás das mortes das esposas, o que me prendeu o fôlego durante a leitura, e me fez devorar página após páginas foi o desenrolar dos acontecimentos dentro do palácio, entre eles, a amizade entre Shazi e sua camareira, Despina, que foi uma personagem muito carismática e temos também Jalal, capitão da guarda real e primo do rei, outro personagem que merece destaque pela lealdade e um humor contagiante.




Vou evitar falar muito sobre o Califa e sobre o enredo, pois posso acabar cometendo um spoiler. E garanto que é muito bom desvendar a história por si só. 


Vale ressaltar a forma como a cultura árabe é tratada e bem descrita durante a história, as vestimentas, comidas e costumes, gostei muito desse ponto da obra.


“Pelo menino que reduzira a sua vida a cinzas, apenas para refazer o mundo diferente de tudo que ela conhecia.” 

O livro é narrado em terceira pessoa, permitindo uma visão bem ampla de tudo. A série que será contada em uma duologia, já possui dois títulos principais e três contos publicados no exterior. 

A editora está de parabéns pelo belíssimo trabalho! A capa é linda e a diagramação perfeita! 



Enfim... “A Fúria e a Aurora” é dessas histórias de tirar a fôlego e te deixar completamente apaixonada! Após o término me vi surtando por mais!

Aliás, já estou com o segundo livro e espero ler o mais breve.

“Algumas coisas existem em nossa vida apenas por um breve instante. E nós as devemos deixar seguir para iluminar outro céu.”



12 comentários

  1. Olá, eu não tinha curiosidade em ler esse livro, apesar de que a capa sempre me chamou atenção. Mais você me fez mudar de idéia por causa da resenha. Anotado a dica da próxima vez vou comprar o livro

    ResponderExcluir
  2. Ola.
    Eu li A Furia e A Aurora e admito que não gostei tanto. Acho a Sherazade detestável. E embora a história seja boa, o enredo ficou com uma evolução clichê. Espero que o segundo livro seja melhor.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei Fê.
    Eu só passei o olho na resenha pois eu ainda não li e como tenho
    a intenção de ler, porque comprei os 2 livros, haha, prefiro não ler resenhas
    antes e as vezes nem a sinopse! Kkkkkkkkkkk. Sou dessas.
    Mas vou dizer que ameeeeei suas fotos. Eu amo a organizxação do seu blog. Dá vontade de ficar aqui um tempão!!


    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  4. Eu amei sua resenha, já adicionei na lista de leituras, QUE SINOPSE! Adorei a capa também, já quero ler!!!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  5. Fotos linda fê!!
    Eu quero ler esse livro tb! Adorei as mil e uma noites e tenho certeza que vou curtir essa releitura :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa muito linda, capas com ilustrações assim me lembram muito o tipo de ilustrações das capas da Jojo Moyes. Suas fotos ficaram lindas e as resenhas também ficaram muito legais. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê! Que super dica, eu não conhecia o livro e, pelo título vim ver a resenha. Fiquei mega curiosa com a história, saber o motivo dos assassinatos, o que será desse casal (até porque se pensarmos nas mil e uma noites, eventualmente, o fim dela só pode ser um... rsrs).
    Anotei o título aqui porque adorei demais!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fê. Eu adorei a resenha. Já vi vários posts sobre esse livro, mas nunca me interessei. Esse projeto de só ler nacional está me deixando por fora de muita coisa hahaha. Parabens pela resenha :)

    ResponderExcluir
  9. Menina, eu costumo ver bastante esse livro quando vou à livraria, e sempre fico na vontade de levar ele pra casa, mas não sei porque assim não fiz. Hoje, depois de ler sua resenha, prometo que assim que passar pela Saraiva, vou adquirir essa obra, pois fiquei mega curiosa com a história.

    Beijos!

    Hellen Cristhi
    Cuca Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?

    Cara, eu amo tanto mil e uma noites que não sei como não peguei esse livro para ler ainda. Shazi parece ser uma pessoa incrível, principalmente por soar como uma personagem guerreira que sabe o que quer e luta pra isso. Amei sua resenha, fiquei com muita vontade de ler a obra :) A capa é realmente linda, a editora arrasou.

    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê!
    Eu adorei as fotos e tenho muita vontade de ler essa duologia. Amei mil e uma noites e estou encucada sobre como vai acontecer toda a história. Confesso que não gosto muito de ler resenhas antes de ler a obra por medo de ser influenciada, mas adorei os pontos que você destacou.

    Beijinhos!
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Heey!
    Tenho muita vontade de ler esse livro,a capa dele ja é perfeita e vejo muitas resenhas elogiando esse livro. Adorei as fotos. Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!