[Especial] Sebos de São Paulo



Olá, pessoal!

Hoje vamos com um post bastante especial sobre Sebos.

Aqueles que têm paixão pela literatura sempre buscam, mesmo inconscientemente, as mais variadas maneiras de satisfazer seu “vício”, levando-se em conta que a paixão não comunga de racionalidade. Por isso em nossas estantes, prateleiras, armários, guarda-roupas, caixotes de feira, ou qualquer outro objeto no qual possamos armazenar livros, haverá sempre mais exemplares que a nossa capacidade de ler. E ai, se identificou?



Somos muitos sofrendo desse “mal”, mas também não estamos preocupados com tratamentos, pelo contrário: que bom seria, para a melhoria da sociedade, se uma parcela maior da população adquirisse o hábito da leitura. O conhecimento nos traz valores positivos, lapida bons cidadãos e apura a sensibilidade das pessoas, permitindo-nos a empatia.

Existe um ambiente que muito me fascina, por apresentar inúmeras possibilidades sobre o conhecimento humano: os sebos. Tenho o privilégio de residir na cidade de São Paulo, onde existe vasta oferta desse tipo de negócio, tão amplo e democrático em seu formato.


Eu diria que em minha cidade o pólo dos sebos está fincado no centro. E não haveria cenário mais conveniente que esse para a instalação dessas casas do intelecto, pois a arquitetura antiga contribui com a sensação de transporte para um passado, onde as obras eram restritas a poucos que podiam consultar os manuscritos.

Ainda bem que hoje o acesso à informação está popularizado, e basta termos vontade para nos encontrarmos em qualquer gênero literário, ou mesmo das ciências formais. Os sebos vêm se profissionalizando cada vez mais e oferecem uma infinidade de obras, dos mais variados temas.

Neles se tem a oportunidade de adquirir desde livros mais baratos, por serem de segunda mão, até obras raras ou já esgotadas. Hoje também podemos contar com o serviço do site Estante Virtual, que reúne milhões de pessoas, entre leitores, livreiros e sebos, possibilitando a aquisição de livros em qualquer parte do Brasil.

Enfim, são muitas as possibilidades para qualquer um mergulhar no mundo da literatura, ou mesmo ampliar seu horizonte. E como sugestão, vou relacionar alguns sebos que frequento, no intuito de compartilhar essa saudável experiência.

Sebo Nova Floresta

Praça Dr. João Mendes, 25


Material bem diversificado, prateleiras satisfatoriamente organizadas, além de outros itens.


Sebo José de Alencar
R. Quintino Bocaiúva, 285


Bem organizado, com destaques na vitrine de entrada.


Sebo do Messias
Praça Dr. João Mendes, 140

Super grande e diversificado, bem organizado e com sistema de busca nos computadores para os clientes.


Livraria Sebo Riachuelo
R. Riachuelo, 108


As prateleiras são bem organizadas, mas como o ambiente é pequeno, muitos livros ficam empilhados no chão desorganizados. No pagamento à vista vale pedir desconto, pois eles dão.


Sebo Mania de Cultura
R. Dr. Rodrigo Silva, 34


Material bem farto e diversificado, alguns até novos; organização muito boa.


Livraria Sebo Liberdade
Praça Carlos Gomes, 124


Possui muito material, no entanto o excesso de livros no chão prejudica a organização e o deslocamento no interior da loja.


Sebo Álvares Machado
R. Álvares Machado, 45


 O material é   bom, mas a organização é um pouco ruim. No entanto a qualidade dos livros e o atendimento são bons. Também dão desconto à vista.


Quase todos os sebos aceitam a que você pechinche, então não tenha vergonha de pedir desconto. O fato de eu fazer algumas observações, sobre os sebos, vale apenas para nortear àqueles que são novos nessa busca. Não deixe de visitar nenhum, se puder: o garimpar é interessante e surpreendente.




2 comentários

  1. Eu amo comprar livros em sebos!!! Pena que sempre tenho que ir a cidade vizinha, pois na minha não tem :(
    Mas quando adquiro um livro de sebo tenho a impressão que ele tem muito mais histórias do que as páginas podem contar :)

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!