[Especial] Dia Internacional do Livro Infantil



Olá pessoal!

No dia 2 de Abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e não por acaso descobri esta data, que é uma homenagem ao memorável escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 2 de Abril de 1805. Ele não foi o primeiro a escrever histórias infantis, mas se dedicou a adaptar as já conhecidas para o entendimento das crianças. Na verdade foi após mais uma interessante visita a um sebo que tomei conhecimento disso.

Estávamos em busca de alguns títulos da literatura nacional e pra variar saímos com bem mais do que pretendíamos comprar. Ao chegar ao caixa, minha esposa se deparou com duas prateleiras abarrotadas de exemplares da série Vaga-Lume, colorindo a estante.




A série teve início na mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, no ano de 1973, e desde então já foram lançados mais de 100 títulos diferentes. Não pude confirmar o número exato, porque as fontes são divergentes.

Muito nos surpreendeu, também, descobrir que a série está sendo lançada em novo formato, mas preservando a ilustração original da capa. Isso foi muito satisfatório, pois demonstra o quanto esses livros ainda fazem parte do cotidiano das crianças e do universo escolar no Brasil.



É muito fácil encontrar algum leitor, assíduo ou não, que na juventude teve contato com a série Vaga-Lume: os livros sempre estavam lá, povoando a biblioteca, recomendados pelos professores e debatidos na sala de aula.

Talvez o sucesso da série deva-se muito pelo formato do texto, que bem direcionado ao público infantojuvenil, traz sempre um encarte como suplemento de estudo, o que auxilia o entendimento da história. Os escritores convidados a produzirem para a série são, também, o ponto forte do projeto, pois apenas quando publicaram nesse formato é que puderam vender milhões de exemplares.



Acredito que os livros da série remeta cada pessoa a uma lembrança muito particular e prazerosa, por isso é tão difícil transmitir tudo que ela representa aos leitores, que nesses mais de 40 anos vivem aventuras e emoções pela páginas da Vaga-Lume.

Fica ai, então, a explicação para o momento nostálgico que tivemos; e como é bom poder sentir a felicidade de voltar no tempo, pelas histórias da infância. Saber que o passado, que nos agraciou com emocionantes aventuras, continua introduzindo a garotada no universo inesgotável da literatura é maravilhoso!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!